O Evento

O RPG (Roleplaying Game) é uma atividade de contar histórias colaborativas no qual - diferente de jogos de tabuleiros, de cartas ou esportes - não exige ganhadores e perdedores. Em Viçosa e região existem muitos praticantes e entusiastas desta atividade, quer seja apenas se divertindo ou mesmo trabalhando em atividades acadêmicas da área.

Em vista disso desde 1995 o Encontro de RPG de Viçosa (ERPGV) é realizado nas dependências da Universidade Federal de Viçosa (UFV), oferecendo atividades culturais e recreativas gratuitas que estimulam a criatividade, a socialização e a leitura. O evento visa promover a interação entre os calouros e a aproximação entre universidade e comunidade. Por isso, o encontro faz parte do da programação oficial de recepção dos calouros da UFV. O evento não possui fins lucrativos e seus organizadores trabalham voluntariamente.

No início, o ERPGV era um evento informal, organizado pelos próprios estudantes de forma cooperativa. De 2001 para cá o evento, que conta com a parceria da Divisão de Assuntos Culturais da UFV, passou a ser organizado pela Associação de RPGistas de Viçosa (ARV).

Em função do crescimento de público nos últimos anos, o local do evento vem variando para melhor comportar a grande quantidade de participantes e atividades. O evento, que começou no Porão do DCE, passou pelo Barzinho do DCE, PVB (em 2 ocasiões), Hall e Auditório do Dep. de Eng. Florestal, Shopping Calçadão (única ocasião que o evento não aconteceu no campus da UFV), Colégio Universitário (CAP-COLUNI), Hall e Mezanino do Centro de Vivência, Biblioteca Central (de 2010 a 2013), e em 2014 o evento volta ao Pavilhão de Aulas II (PVB) da UFV, mantendo-se nele também neste ano de 2015, em sua vigésima edição.